Subgêneros do rock

Década de 1950

Pop Rock

Pop rock (também escrito como pop/rock) é o rock com maior ênfase na composição profissional e nas artes de gravação e menos ênfase na atitude. Originado no final da década de 1940 como uma alternativa ao rock and roll normal, o pop rock foi, no início, influenciado pela batida, pelos arranjos e pelo estilo original do rock and roll (e às vezes do doo-wop). Pode ser visto como um campo de gênero distinto, em vez de música que se sobrepõe ao pop e ao rock. Os detratores do pop rock costumam desprezá-lo como um simples produto comercial, menos autêntico do que o rock

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pop_rock

 

Rockabilly

Rockabilly é um dos primeiros sub-gêneros do rock, tendo surgido nos Estados Unidos no começo da década de 1950, especialmente no Sul. Como gênero, mistura o som de estilos musicais do Oeste dos Estados Unidos, como o música country, com o rhythm and blues, dando origem ao que se considera como o rock and roll "clássico". Alguns também descreveram como uma mistura de bluegrass com rock and roll. O termo "rockabilly" é um portmanteau de rock e hillbilly, este último uma referência à música country (que costumava ser chamada de música hillbilly nos anos 40 e 50), que contribuiu enormemente para o desenvolvimento do gênero. Outras influências importantes no rockabilly incluem western swing, boogie woogie, jump blues e electric blues.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rockabilly

 

Rock and Roll

O rock and roll, também conhecido como rock & roll, rock 'n' roll, ou ainda rock 'n roll, é um gênero musical surgido nos Estados Unidos no final dos anos 1940 e início dos anos 1950, com raízes nos estilos musicais norte-americanos, como: country, blues, R&B, e que rapidamente se espalhou para o resto do mundo.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rock_and_roll

 

Rock Instrumental

O rock instrumental é um rock que enfatiza instrumentos musicais e apresenta muito pouco ou nenhum canto. Exemplos de rock instrumental podem ser encontrados em praticamente todos os subgêneros do rock, geralmente de músicos especializados no estilo. Rock instrumental foi mais popular a partir de meados da década de 1950 a meados da década de 1960, com artistas como Bill Doggett Combo, The Fireballs, The Shadows, The Ventures, Johnny and the Hurricanes e The Spotnicks. A música de surf tinha muitas músicas instrumentais. Muitos hits instrumentais vieram do mundo do R&B. Funk e disco produziram vários singles instrumentais durante a década de 1970. The Allman Brothers Band apresenta vários instrumentais. Jeff Beck também gravou dois álbuns instrumentais nos anos 70. Rock progressivo e músicas de art rock das década de 1960 e 1970 fizeram muitas performances instrumentais virtuosas.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rock_instrumental

 

 

Década de 1960

Acid Rock

Acid rock (lit. rock ácido) é uma forma de rock psicodélico que se caracteriza por longos solos instrumentais, poucas (se houver) letras e improvisação musical. O jornalista americano Tom Wolfe descreveu a música influenciada pelo LSD de Pink Floyd, The Doors, Led Zeppelin, The Jimi Hendrix Experience, Jefferson Airplane, Quicksilver Messenger Service, The Great Society, New Riders of the Purple Sage, Ultimate Spinach, Iron Butterfly, Blue Cheer e Grateful Dead como "acid rock" em seu livro sobre Ken Kesey e os Acid Tests, The Electric Kool-Aid Acid Test. O termo acid é uma gíria norte-americana para LSD, sendo responsável pela etimologia da palavra.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Acid_rock

 

Anatolian Rock

Anatolian rock (em turco: Anadolu Rock) é uma fusão do folk turco e do rock n' roll. Surgiu durante a metade dos anos de 1960, logo após grupos como The Beatles, The Rolling Stones, Led Zeppelin e outros se tornarem popular na Turquia. Exemplos deste estilo incluí músicos turcos como Cem Karaca, Barış Manço, Erkin Koray, Fikret Kızılok e Murat Ses junto de bandas como Moğollar, Kurtalan Ekspres, Mavi Işıklar, Apaşlar e Kardaşlar. Atualmente, Anatolian rock é o termo usado para descrever música derivada do tradicional folk turco e do rock.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Anatolian_rock

 

Art Rock

Art rock é um subgênero do rock que possui influências da música experimental e da arte de vanguarda. O art rock muitas vezes usa mais teclado do que guitarra, e frequentemente conta uma história com temas filosóficos na sua letra.

O termo "art rock" é muito vago e incerto como gênero musical e pode caracterizar diversos tipos de sons diferentes, como: progressivo, punk, alternativo, experimental, contracultura, popular, apesar de predominar uma tendência mais ligada aos experimentos, conceitos e às vanguardas.

Por volta de 1965 grupos como The Beach Boys e The Beatles lançam trabalhos fortes em sofisticação e experimentalismo. Em 1966, o art rock foi muito presente nos discos, não somente destes grupos, mas de vários no mesmo período.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Art_rock

 

Baroque Rock

Pop barroco (ou rock barroco) é um gênero de fusão que combina rock com elementos típicos da música clássica. Surgiu em meados da década de 1960, uma vez que os artistas possuiam um som majestoso e orquestral, e é identificável pela apropriação de estilos de composição barroca (melodias contrapuntais e padrões de harmonia funcional) e gestos dramáticos ou melancólicos. Os cravos figuram de forma proeminente, enquanto os oboés, as trompas francesas e os quartetos de cordas também são comuns.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pop_barroco

 

Blues Rock

Blues-rock é um estilo musical híbrido que combina elementos do blues com rock and roll, enfatizando a guitarra elétrica. Começou a ser desenvolvido como um estilo distinto em meados da década de 1960 na Inglaterra e nos Estados Unidos com o trabalho de bandas como Cream, The Rolling Stones e Creedence Clearwater Revival, bandas de rock que experimentavam a música de artistas de blues como Elmore James, Howlin' Wolf e Muddy Waters. No Brasil, Raul Seixas, Rita Lee & Tutti Frutti e Made in Brazil foram pioneiros do gênero.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Blues_rock

 

Country Rock

Country Rock é um sub-gênero da música popular, formado a partir da fusão do rock com a música country.

O termo é geralmente usado para se referir aos músicos de rock que começou a gravar rock com acento "country" no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, como Bob Dylan e The Byrds e foi bastante popular nos anos 1970 com artistas como Emmylou Harris e os Eagles. os dias atuais.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Country_rock

 

Folk Rock

Folk rock é um gênero musical que combina elementos do folk e rock. O termo surgiu nos Estados Unidos e Canadá em meados da década de 1960. O som era composto por harmonias vocais afinadas e uma abordagem limpa para a utilização de instrumentos elétricos como a guitarra elétrica. O repertório era desenvolvido a partir de fontes tradicionais e também de outros artistas como Bob Dylan e Joni Mitchell. O estilo passou para a Europa através do gênero chamado folk rock britânico, que teve, como bandas pioneiras, Pentangle e Fairport Convention, que, apesar de começarem com o mesmo som das bandas estadunidenses, logo encontraram elementos locais do Reino Unido para suas composições.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Folk_rock

 

Hard Rock

Hard rock é um estilo musical, subgênero do rock que tem suas raízes do rock de garagem e psicodélico do meio da década de 1960, que se caracteriza por ser consideravelmente mais pesado do que a música rock convencional, e marcada pelo uso de distorção, uma seção rítmica proeminente, arranjos simples e um som potente, com riffs de guitarra pesada e solos. A formação típica era constituída por bateria, baixo, guitarra, e algumas vezes, um piano ou teclado, além de um vocalista que muitas vezes se utilizava de vocais agudos e roucos. Nos finais dos anos 1960, os termos hard rock e heavy metal eram praticamente usados como sinônimos, mas o último gradualmente começou a descrever um estilo de música tocado ainda com mais volume e intensidade. Há ainda outra diferença chave, entre ambos sub-gêneros: Enquanto o hard rock manteve sua identidade blues e algum swing na batida, as melodias do metal são frequentemente ditadas por riffs agressivos de guitarra, desprovidos de swing

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hard_rock

 

Heavy Metal

Heavy metal (ou simplesmente metal) é um gênero do rock que se desenvolveu no final da década de 1960 e no início da década de 1970, em grande parte no Reino Unido e nos Estados Unidos. Tendo como raízes o blues-rock e o rock psicodélico (psicadélico, em português europeu), as bandas que criaram o heavy metal desenvolveram um som massivo e encorpado, caracterizado por um timbre saturado e distorcido dos amplificadores, pelas cordas graves da guitarra para a criação de riffs e pela exploração de sonoridades em tons menores, dando um ar sombrio às composições. O Allmusic afirma que "de todos os formatos do rock 'n' roll, o heavy metal é a forma mais extrema em termos de volume e teatralidade"

https://pt.wikipedia.org/wiki/Heavy_metal

 

Jam Band

Jam band (Bandas de Jam) são grupos musicais cujos álbuns e performances ao vivo que relacionam-se à cultura dos fãs originada na década de 1960 com o grupo Grateful Dead e que continuou até os anos 1990 com Phish e bandas similares. As performances desses conjuntos sempre são longas e com extensas improvisações musicais ("jams"), grooves e acordes em camadas.

Enquanto o grupo seminal Grateful Dead era categorizado como rock psicodélico[2], pelos anos 1990, o termo "jam band" foi usado para grupos tocando uma variedade de gêneros, incluindo aqueles fora do rock, como country progressivo. O termo também é utilizado para alguns grupos que tocam, country music, folk music, e electronica.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jam_band

 

Jazz Rock

Jazz fusion é um gênero musical desenvolvido no final dos anos 60, que fundiu o jazz, o rock, e o funk.

No que se refere a definição do gênero, o termo fusion possui um significado específico. Grande parte do desenvolvimento ocorreu a partir de tentativas de combinar o jazz com o rock. Esta junção proporcionou uma nova área de exploração para os músicos de jazz, reforçando no público o gosto pela busca de outros estilos de música com caráter improvisativo.

O período mais produtivo para gênero ocorreu na década de setenta, com lançamentos expressivos de álbuns que buscavam esta fusão entre os gêneros. Apesar disso, houve uma produção expressiva posteriormente, sobretudo no final do século XX e início do século XXI, com reedições de álbuns clássicos de fusion e a gravação do estilo por artistas do jazz tradicional.

O termo "jazz-rock" é frequentemente usado como sinônimo de "jazz fusion", bem como a música tocada pelas bandas de rock da década de 1960 e da década de 1970 que adicionaram elementos de jazz à sua música.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jazz_fusion#Jazz-rock


Krautrock

Krautrock (Kosmische Musik, Kraut, ou ainda Krautwave) é um nome genérico atribuído às bandas experimentais na Alemanha do fim da década de 1960 e do começo da década de 1970. Originalmente era um termo utilizado de forma pejorativa pela imprensa musical inglesa, e acredita-se que tenha sido criado por ela a partir da expressão popular Kraut, que significa uma pessoa alemã, e por sua vez derivada do prato tradicional alemão chucrute, sauerkraut (literalmente "repolho azedo"). No entanto, muito por causa do sucesso dessas bandas, o termo ganhou mais tarde um significado positivo, sendo atualmente visto como um título de reconhecimento ao invés de insulto.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Krautrock

 

Música Beat

A música beat, também conhecida como merseybeat (para bandas de Liverpool), ou brumbeat (para bandas de Birmingham), é um gênero de música popular desenvolvido no Reino Unido no começo da década de 1960.

Trata-se de uma fusão de rock e pop. Grupos de beat tinham caracteristicamente formações simples, dominadas pelo uso de guitarras, harmonias vocais e melodias pegajosas.

A música beat não tem relação com a Geração Beat, movimento literário da década de 1950.

https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_beat

 

Power Pop

Power pop é um estilo de pop rock baseado nos primeiros trabalhos de bandas como The Who, Beatles, Beach Boys e The Byrds. Originou-se no final dos anos 1960, quando jovens fãs de música começaram a se rebelar contra as pretensões emergentes do rock, e se desenvolveu principalmente entre músicos norte-americanos que atingiram a maioridade durante a Invasão Britânica. O power pop geralmente incorpora ganchos melódicos, harmonias vocais, um andamento energético e uma sonoridade "alegre".

O termo "power pop" foi cunhado pelo integrante da banda The Who, Pete Townshend, para descrever sua canção "Pictures of Lily" (1967). No entanto, o termo tornou-se mais amplamente popular com artistas subsequentes da década de 1970 que tentaram reviver o estilo pop dos Beatles.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Power_pop

 

Rautalanka

Rautalanka é um termo usado nos países nórdicos para se referir a um tipo de rock instrumental que se desenvolveu na Finlândia ao longo dos anos. Trata-se de uma palavra finlandesa que, literalmente, pode ser traduzida como "fio de ferro", referindo-se às cordas da guitarra elétrica.

Rautalanka é tipicamente tocada por um quarteto composto por um violão, guitarra (geralmente uma Fender Stratocaster ou seus clones), baixo elétrico e bateria. Foi o primeiro estilo de música voltado para jovens, tocado por jovens, a receber distribuição em massa na Finlândia. Antes de Rautalanka, a gravação musical e a performance ao vivo tinham sido mais ou menos monopolizadas por músicos profissionais (muitas vezes mais velhos). O auge da rautalanka foi no início dos anos 1960, mas tem entusiastas até hoje, formando a base para toda a música juvenil finlandesa, e a forte tradição melódica do heavy metal na Finlândia tem suas raízes no trabalho de guitarra rautalanka.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rautalanka

 

Rock Cristão

O rock cristão é uma forma de rock que apresenta letras focadas em questões de fé cristã, geralmente com ênfase em Jesus, geralmente interpretadas por indivíduos cristãos autoproclamados. A extensão em que suas letras são explicitamente cristãs varia entre as bandas. Muitas bandas que tocam rock cristão têm laços com as gravadoras contemporâneas, meios de comunicação e festivais, enquanto outras bandas são independentes.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rock_crist%C3%A3o

 

Rock Cômico

Comedy rock, também conhecido por rock cômico, é um gênero musical que mistura o som do rock and roll com sátiras e outras formas de comédia. Frequentemente consiste em regravações de músicas famosas, com modificações em suas letras e/ou melodia, mas músicas originais também são comuns. Os precursores desse gênero foram Frank Zappa, Stan Freberg e Sheb Wooley.

No Brasil, uma banda que usou e abusou do rock cômico foi o Mamonas Assassinas, não só se apropriando de piadas em suas letras, como também satirizando outros gêneros musicais. Outras bandas de rock cômico bastante conhecidas no país são o Massacration e o Pedra Letícia.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rock_c%C3%B4mico

 

Rock de Garagem

Rock de garagem (do inglês: garage rock), às vezes chamado de punk dos anos 60 ou punk de garagem, é um estilo de rock and roll bruto e energético que floresceu em meados da década de 1960, notadamente nos Estados Unidos e no Canadá.

O estilo é caracterizado por acordes básicos executados em guitarras elétricas - às vezes distorcidas através de pedal denominado fuzz, baixo e bateria. Também era comum o uso de órgãos eletrônicos. As letras não eram sofisticadas e ocasionalmente agressivas. O termo rock de garagem deriva da percepção de que as bandas eram, muitas vezes, constituídas por jovens amadores que ensaiavam na garagem da família; trata-se de uma percepção parcialmente correta, uma vez que há registros de bandas ou de membros destas que fossem músicos semi ou completamente profissionais.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rock_de_garagem

 

Rock Flamenco

Rock Flamenco ou Rock Andaluz é um subgênero da música rock que emergiu (mas não se limita a) da região espanhola de Andaluzia no final dos anos 1960 e início dos anos 1970. Houve alguns precedentes como alguns álbuns de Sabicas ("Rock encounter with Joe Beck" e "The Soul of Flamenco and the Essence of Rock"), e embora tenham existido antecedentes em composições de Los Cheyenes ou Los Brincos, considera-se que os pioneiros do estilo foram as bandas ""Smash", "Gong", "Galaxia", ou mesmo da banda americano-britânica Carmen. Porém, a banda "Triana" foi reconhecida como pioneira do gênero já que sua música foca em uma fusão homogênea de rock progressivo e flamenco. Seguiram-nos muitas bandas que misturavam rock progressivo e sinfônico com flamenco como Imán Califato independiente, Cai, Guadalquivir, Alameda ou Mezquita; é por isso que o termo rock andaluz pode ser entendido simplesmente como flamenco progressivo.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rock_flamenco

 

Rock Progressivo

Rock progressivo (também abreviado por prog rock ou prog; às vezes confundido com art rock) é um amplo gênero de rock que se desenvolveu no Reino Unido e nos Estados Unidos em meados da década de 1960, atingindo o pico no início da década de 1970.

Inicialmente denominado "pop progressivo", o estilo era uma consequência de bandas psicodélicas que abandonaram as tradições pop padrão em favor de instrumentação e técnicas de composição mais frequentemente associadas ao jazz, folk, ou música clássica. Elementos adicionais contribuíram para seu rótulo de "progressivo": as letras eram mais poéticas, a tecnologia era aproveitada para novos sons, a música se aproximava da condição de "arte" e o estúdio, mais do que o palco, tornou-se o foco da atividade musical, que muitas vezes envolvia criar música para ouvir em vez de dançar.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rock_progressivo

 

Rock Psicodélico

Rock psicadélico (português europeu) ou rock psicodélico (português brasileiro) (psychedelic rock, em inglês) é um subgênero do rock que se desenvolveu na metade da década de 1960 inspirado, influenciado ou representativo da cultura psicodélica, centrado em drogas alucinógenas que alteram a percepção como o LSD. A música incorporou novos efeitos sonoros eletrônicos e técnicas de gravação, solos instrumentais estendidos e improvisação. Muitos grupos psicodélicos diferem em estilo, e o rótulo é frequentemente aplicado de forma espúria.

Surgiu com grupos pioneiros como 13th Floor Elevators, The Beatles, The Byrds, Love, The Yardbirds, emergindo como um gênero na metade dos anos 1960 entre bandas de folk-rock e blues-rock dos Estados Unidos e da Inglaterra, como Big Brother and The Holding Company, Janis Joplin (The Kosmic Blues Band e Full Tilt Boogie Band), Grateful Dead, Jefferson Airplane, The Jimi Hendrix Experience, The Who, Cream, The Doors e Pink Floyd.

O Brasil também participou do movimento psicodélico nas décadas de 60 e 70 com bandas e artistas como Os Mutantes, Ronnie Von, Novos Baianos, O Terço, Raul Seixas, Bixo da Seda, Lô Borges, Alceu Valença e A Bolha.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rock_psicod%C3%A9lico

 

Roots Rock

Roots rock (em português: rock de raiz) é um termo usado para descrever um rock que volta às origens no folk, blues e country. Está particularmente associado com a criação de subgêneros do final da década de 1960, incluindo country rock e southern rock, que tinham sido vistos como respostas aos evidentes excessos da psicodélica e desenvolvimento do rock progressivo. A música de raiz é muitas vezes usada no folk e em outras formas musicais no mundo, roots rock é usado às vezes num sentido amplo para descrever qualquer música rock que incorpora elementos dessa música. Na década de 1980, o roots rock gozava de um reavivamento em resposta às tendências do punk rock, new wave e heavy metal.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Roots_rock

 

Southern Rock

Southern rock é um subgênero do rock. Desenvolveu-se na Região Sul dos Estados Unidos, a partir de influências básicas do rock, blues e country music, e baseia-se geralmente na guitarra elétrica e vocais.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Southern_rock

 

Space Rock

Space rock é um gênero musical do rock caracterizado por estruturas de música soltas e longas, centradas em texturas instrumentais que normalmente produzem um som hipnótico, espacial e de outro mundo. Pode apresentar guitarras distorcidas e carregadas de reverberação, bateria mínima, vocais lânguidos, sintetizadores e temas líricos de espaço sideral, ufologia e ficção científica.

O gênero surgiu no final dos anos 1960 como consequência da psicodelia e bandas de rock progressivo como Pink Floyd, Hawkwind e Gong que exploravam um som "cósmico". Sons semelhantes foram perseguidos no início da década de 1970 na cena kosmische Musik ("música cósmica") da Alemanha Ocidental. Mais tarde, o estilo foi retomado em meados da década de 1980 por Spacemen 3, cujo som "drone pesado" foi declaradamente inspirado e destinado a acomodar o uso de drogas. Na década de 1990, o space rock evoluiu ou foi atrelado a outros estilos como shoegazing, stoner rock, indie rock, rock alternativo e post-rock, com bandas como The Verve, Flying Saucer Attack e Orange Goblin.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Space_rock

 

Surf Music

Surf rock ou surf music é um subgênero do rock associada à cultura do surfe, particularmente no Sul da Califórnia. Foi especialmente popular de 1962 a 1964 em duas formas principais. O primeiro é o surf instrumental, distinguido por guitarras elétricas encharcadas de reverberação tocadas para evocar o som de ondas quebrando, em grande parte criadas por Dick Dale e Del-Tones. O segundo é o surf vocal, que tomou elementos do som original do surf e acrescentou harmonias vocais, um movimento liderado pelos Beach Boys.

Dick Dale desenvolveu o som da surf music do rock instrumental, onde adicionou influências das músicas do Oriente Médio e do México, uma reverberação de primavera e as características de seleção rápida e alternativa. Seu sucesso regional "Let's Go Trippin'" (1961) lançou a mania da surf music, inspirando muitos outros a adotarem a abordagem.

O gênero alcançou a exposição nacional quando foi representado por grupos vocais como os Beach Boys e Jan and Dean. Dale é citado em tais grupos: "Eles estavam surfando sons [com] letras de surfe. Em outras palavras, a música não era surfar música. As palavras os fizeram surfar músicas ... Essa foi a diferença ... a verdadeira surf music é instrumental.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Surf_music

 

Década de 1970

Arena Rock

Arena rock (também conhecido como stadium rock e melodic rock e as vezes referido como sinônimo de AOR (abreviação de album-oriented rock) é um estilo musical, subgenêro do rock. Foi estabelecido por bandas da década de 1970 (comumente bandas de heavy metal, hard rock e rock progressivo). Arena Rock é definido quando tem um grande público no show. Os shows são sempre em arenas e estádios. Uma das outras características são: bombas de fumaça, luzes ou lasers no espetaculo, amplificadores largos e telas de video. Também as guitarras pirotecnicas.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Arena_rock

 

Cock Rock

Cock rock é um subgênero do rock, que enfatiza uma forma agressiva da sexualidade masculina. O estilo, desenvolvido no final da década de 1960, ganhou destaque nas décadas de 1970 e 1980 e continua até o século XXI.

O significado do termo cock rock mudou ao longo do tempo. Foi mencionado pela primeira vez por um autor anônimo na publicação feminista underground Rat sediada em Nova Iorque, em 1970, para descrever a indústria da música dominada por homens e tornou-se um sinônimo para o hard rock, enfatizando a expressão agressiva da sexualidade masculina, as letras muitas vezes misóginas e uso de imagética fálica. O termo foi usado pelos sociólogos Simon Frith e Angela McRobbie em 1978 para apontar ao contraste entre a predominância masculina sub-cultural do cock rock que era "agressiva, dominadora e arrogante" e as estrelas teenybop mais feminizadas com a música pop. O Led Zeppelin foi descrito como "os fornecedores por excelência de 'cock rock'". Outros atos de formação incluem os Rolling Stones, The Who e Jim Morrison do The Doors.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cock_rock

 

Dance Rock

Dance-rock é um gênero musical do rock com infusão da música dance. É um gênero pós-disco relacionado com pop rock e pós-punk com uma influência menor de rhythm and blues, originado no início dos anos 80, após a morte dominante do punk rock e da música disco.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dance-rock

 

Funk Rock

Funk rock [fânc roque], também grafado funk-rock, é um gênero musical que funde elementos de funk e de rock. James Brown e outros declararam que Little Richard e sua banda de rock da década de 1950, The Upsetters, foram os primeiros a colocar o funk no rock and roll, com um biógrafo afirmando que sua música "provocou a transição musical do rock and roll da década de 1950 para o funk da década de 1960.

A primeira encarnação do funk rock registrada foi ouvida no final da década de 1960 e em meados da década de 1970, por artistas como The Jimi Hendrix Experience (mais tarde em outro grupo, Band of Gypsys), Eric Burdon e War, Redbone, Rick Derringer, David Bowie, Aerosmith, Wild Cherry, Average White Band, Gary Wright, Trapeze, The Bar-Kays, Black Merda, Parliament-Funkadelic, Betty Davis e Mother's Finest. Durante a década de 1980 e 1990, o funk rock experimentou uma onda de popularidade, com bandas como Tom Tom Club, Pigbag, INXS, Talking Heads, Devo, Fine Young Cannibals e Cameo experimentaram o som. Grupos como Rage Against the Machine, Incubus, Red Hot Chili Peppers, Mr. Bungle, Faith No More e Primus também combinaram funk rock com metal, punk, hip hop e música experimental, levando ao surgimento do gênero conhecido como funk metal ou "punk-funk".

https://pt.wikipedia.org/wiki/Funk_rock

 

Glam Rock

Glam rock (abreviação de glamour rock) é um subgênero do rock que se desenvolveu no Reino Unido no início da década de 1970, apresentado por músicos que usavam fantasias, maquiagem e penteados extravagantes. Estes artistas baseavam-se em diversas referências na música, desde bubblegum e rockabilly até música de cabaré, ficção científica e art rock. As roupas e os estilos visuais eram muitas vezes exagerados (camp) ou andróginos. O glitter rock foi uma versão acentuada do glam.

As cidades britânicas foram recheadas de música glam entre os anos de 1971 a 1975. A aparição de Marc Bolan no programa Top of the Pops, usando glíter e cetins, é frequentemente citada como o início do movimento. Outros artistas na cena britânica incluíram David Bowie, Mott the Hoople, Sweet, Slade, Mud, Roxy Music e Gary Glitter. Aqueles que não aderiram principalmente ao gênero, como Elton John, Rod Stewart e Freddie Mercury, também adotaram estilos glamorosos.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Glam_rock

 

Heartland Rock

Heartland rock é um gênero musical que foi desenvolvido na década de 1970 e alcançou o seu auge na década de 1980. O gênero é exemplificado pelo sucesso comercial dos cantores/compositores Bruce Springsteen, Bob Seger, Tom Petty, Eric Clapton e John Mellencamp, juntamente com artistas menos conhecidos como Southside Johnny and the Asbury Jukes e Iron City Houserockers.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Heartland_rock

 

Pub Rock

Pub rock foi um movimento musical surgido em meados do final dos anos 70, centrado principalmente no norte de Londres e no sudeste de Essex, particularmente em Canvey Island e em Southend on Sea. O pub rock foi em grande parte uma reação à música popular daquela época, que tendia a ser dominada pelo rock progressivo e pelas bandas superproduzidas da Costa Oeste norte-americana. Muitos viam tal música como inacessível e inalcançável, enquanto o pub rock era mais sobre "voltar às raízes", sendo baseado em apresentações ao vivo em pequenos pubs e clubes, tocando um despretensioso rock pesado influenciado por rhythm and blues.

O pub rock foi visto por muitos como o precursor imediato do cenário punk rock britânico. De fato, muitos artistas de pub rock como Eddie and the Hot Rods tornariam-se famosos na primeira onda do punk britânico, enquanto grupos como o The 101ers e Kilburn & the High Roads incluíam Joe Strummer (The Clash) e Ian Dury entre seus integrantes. Alguns artistas de pub rock como Cock Sparrer, Slaughter & the Dogs e Frankie Flame se tornariam mais conhecidos na segunda onda do punk britânico conhecida como streetpunk/oi!.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pub_rock

 

Punk Rock

Punk rock (ou simplesmente punk) é um gênero musical que surgiu em meados da década de 1970. Enraizado no rock de garagem e proto-punk dos anos 1960, as bandas punk rejeitaram os excessos percebidos do rock mainstream dos anos 1970. Eles normalmente produziam canções curtas e rápidas com melodias e estilos de canto contundentes, instrumentação simplificada e muitas vezes gritavam letras políticas anti-sistema. O punk adota uma ética faça-você-mesmo; muitas bandas produzem gravações por conta própria e as distribuem por meio de gravadoras independentes.

O termo "punk rock" foi usado anteriormente pelos críticos de rock americanos no início dos anos 1970 para descrever as bandas de garagem de meados dos anos 1960. Certas bandas de Detroit do final dos anos 1960 e início dos anos 1970, como MC5 e Iggy and the Stooges, e outras bandas de outros lugares criaram músicas fora do mainstream que se tornaram altamente influentes no que estava por vir.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Punk_rock

 

Rock Gótico

Rock gótico (por vezes conhecido vulgarmente como gótico, música gótica, ou pelo anglicismo gothic rock ou goth rock) é um estilo de rock que emergiu do pós-punk e glam rock no final da década de 1970.

De acordo com ambos, Pitchfork e NME, as primeiras bandas pós-punk que adotaram uma abordagem niilista e temas góticos incluem Siouxsie and the Banshees, Joy Division, Bauhaus e The Cure.

É incerto definir qual foi o primeiro grupo ou trabalho que deu origem ao estilo, sendo que o mesmo é consequência de várias experimentações atmosféricas e de arte no rock desde a década de 1960. É notório que o disco The Scream de Siouxsie and the Banshees lançado em 1978 possui uma faixa intitulada "Switch" que já carregava uma atmosfera soturna e melancólica, Unknown Pleasures de Joy Division de 1979 também é frequentemente citado. A maioria dos críticos consideram o lançamento do single "Bela Lugosi's Dead" de Bauhaus em 1979 como o marco inicial do gênero. O estilo gótico no rock logo ganhou adeptos na década de 1980.

O rock gótico é definido pela instrumentação tipicamente associada ao rock, mas que se destaca por sua sonoridade mais soturna, com acordes menores ou graves, reverbs, arranjos sombrios ou melodias dramáticas, agourentas e melancólicas, tendo inspirações na ficção gótica aliando-se a temas como tristeza, existencialismo, niilismo, romantismo sombrio, fantasia sombria, tragédia e melancolia, sendo que estes temas muitas vezes são abordados de forma poética.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rock_g%C3%B3tico

 

Soft Rock

Soft rock (ou lite rock) é um subgênero do pop e rock. As canções do estilo, que se originou no sul da Califórnia na década de 1970, são geralmente simples e melódicas com produções grandes e exuberantes. O soft rock dominou as rádios durante a década de 1970. Também chamado de light rock ou ainda smooth rock, o estilo utiliza as técnicas do rock and roll para compor uma música mais suave.

É geralmente cantado com voz de maior frequência e as letras das músicas tendem a não ser agressivas, mas relativas a temas como amor e relacionamentos, utilizando uma linguagem simples. Este estilo é também caracterizado pelo recurso a pianos e sintetizadores. Na década de 1980, o gênero evoluiu para um formato que ficou conhecido como adult contemporary, um estilo de música pop direcionada a um público adulto e que possui menos influências do rock.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Soft_rock

 

Década de 1980

Rock Alternativo

Rock alternativo (também conhecido como alt-rock, música alternativa ou simplesmente alternativo) é uma categoria de rock que emergiu do underground da música independente na década de 1970 e se tornou amplamente popular na década de 1990. "Alternativo" refere-se à distinção do gênero ao rock mainstream ou comercial e da música pop. O significado original do termo era mais amplo, referindo-se a músicos influenciados pelo estilo musical independente e o ethos DIY do punk rock do final dos anos 1970.

Tradicionalmente, o rock alternativo variava em termos de som, contexto social e raízes regionais. Ao longo da década de 1980, revistas e zines, rádios universitárias e o boca a boca aumentaram a proeminência e destacaram a diversidade de estilos distintos (e cenas musicais) do rock alternativo, como noise pop, indie rock, grunge e shoegaze. Em setembro de 1988, a Billboard introduziu "alternativo" em seu sistema de gráficos para refletir a ascensão do formato em estações de rádio nos Estados Unidos como a KROQ-FM em Los Angeles e WDRE-FM em Nova York, que estavam tocando música de mais de artistas de rock underground, independentes e não comerciais.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rock_alternativo

 

Rap Rock

Rap rock é um gênero musical que mistura elementos do rap com vários gêneros do rock. O rap rock é frequentemente confundido com rapcore e rap metal. Os principais artistas e grupos desse gênero são Planet Hemp, Beastie Boys, Linkin Park, Red Hot Chili Peppers, Hollywood Undead, Cypress Hill . entre outros. Atualmente com o novo subgênero do Hip-hop, o trap, vários artistas como o falecido Lil Peep, Machine Gun Kelly, Juice Wrld e Iann Dior colocam vários elementos de rock em suas músicas.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rap_rock

 

Visual Kei

Visual kei (ヴィジュアル系 Vijuaru kei?, lit. "estilo visual"), as vezes abreviado para V-kei (V?) é um movimento musical que surgiu no Japão no final dos anos 1980, caracterizado pela ênfase na estética e performance, com visuais definidos pelo uso de maquiagem, cabelos elaborados, trajes extravagantes e muitas vezes aparência andrógina. O visual kei é definido certas vezes como gênero musical, outras como cena musical ou estilo. Seu nome é derivado do slogan da banda X Japan, "Psychedelic Violence Crime of Visual Shock".

Bandas pioneiras, como por exemplo X Japan, Dead End, D'erlanger e Buck-Tick[ surgiram na década de 80, porém o movimento ganhou o seu nome oficial apenas quando atingiu o auge na década seguinte. No auge, artistas como Luna Sea, Kuroyume, L'Arc~en~Ciel conquistaram sucesso nacional e venderam milhões de discos. Posteriormente, grupos formados em meados dos anos 2000 passaram a ser chamados por alguns críticos de "neo-visual kei" devido a diferenças entre o visual kei original. Foi quando o movimento ficou conhecido fora da Ásia, quando por exemplo bandas como Dir en grey, The Gazette e Versailles expandiram suas turnês para a Europa e América.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Visual_kei

 

Década de 1990

Stoner Rock

Stoner rock é um gênero musical que mescla elementos do doom metal e do acid rock. É caracterizado por possuir riffs marcantes, andamentos em tempo médio, vocais melódicos, afinação dos instrumentos abaixo do tom padrão e produção "retro". O gênero surgiu durante a década de 1990 e teve como percursores as bandas californianas Kyuss e Sleep

https://pt.wikipedia.org/wiki/Stoner_rock

 

Grunge

Grunge (às vezes chamado de Seattle sound ou som de Seattle) é um subgênero do rock alternativo que surgiu no final da década de 1980 no estado americano de Washington, principalmente em Seattle, inspirado pelo hardcore punk, pelo heavy metal e pelo indie rock. As letras das bandas nomeadas grunge geralmente caracterizam-se por altas doses de angústia e sarcasmo, entrando em temas como alienação social, auto-dúvida, abuso, negligência, traição, isolamento social/isolamento emocional, trauma psicológico e desejo de liberdade. A estética grunge é despojada em comparação a outras formas de rock e muitos músicos grunge destacaram-se pela sua aparência desleixada e por rejeitarem a teatralidade em suas performances.

O início do movimento grunge agrupou-se em torno da gravadora independente Sub Pop, de Seattle, no final da década de 1980. O grunge tornou-se comercialmente bem-sucedido na primeira metade da década de 1990, devido principalmente aos lançamentos de Facelift, do grupo Alice in Chains, de Nevermind, do grupo Nirvana e Ten, do grupo Pearl Jam. O sucesso dessas bandas impulsionou a popularidade do rock alternativo e fez do grunge a forma mais popular de hard rock na época. No entanto, muitas bandas grunge estavam desconfortáveis com tal popularidade. Apesar de a maioria das bandas grunge ter-se separado ou desaparecido no final da década de 1990, sua influência continua a afetar o rock moderno.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Grunge

 

Rock Onanista

Rock onanista é um subgênero do rock cômico que mistura o som do rock and roll com a temática onanista. Conforme sugere um artigo do jornal Folha de S.Paulo, este gênero musical é creditado à banda Mamonas Assassinas, que abriram espaço nas rádios brasileiras para músicas cujas letras falam sobre sexo.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rock_c%C3%B4mico#Rock_Onanista

 

Sobre a loja

Situada em Sorocaba, a loja Véio do Rock é uma reconhecida loja especializada em moda Rock, que oferece aos clientes um local onde podem encontrar itens exclusivos que nunca saem de moda. Vendemos mercadorias de qualidade para clientes de muitos lugares. Se você procura por camisetas com sua banda preferida e acessórios, a Véio do Rock tem algo que todos vão comprar e gostar. A Véio do Rock busca diferenciar e traz novidades em estampas ao mercado. Te provamos que o rock é muito mais que só vestir preto!

Social
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

Marco Antonio Rodrigues - CNPJ: 29.605.471/0001-05 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade